A Justiça do Trabalho da 2ª Região deu início ao 12° Ciclo de Formação Continuada para magistrados e magistradas, evento que capacita 370 profissionais de forma presencial e remota até quinta-feira (21/8). Veja álbum de fotos desta segunda-feira (18/8).
Na aula inaugural, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Enrique Ricardo Lewandowski, defendeu uma estrutura centralizada de segurança pública de combate à criminalidade no país. O ministro detalhou os principais pilares da Proposta de Emenda Constitucional 18/25 (PEC 18/25), os quais envolvem itens como: unificação das forças públicas por meio de um Sistema Único de Segurança Pública; constitucionalização dos fundos nacionais de segurança pública, penitenciário e de corregedorias e ouvidorias autônomas das polícias; e ampliação das atribuições da polícia federal e rodoviária federal.
Finalizou a apresentação lembrando a importância do artigo 144 da Constituição Federal e do envolvimento da sociedade em torno dele. "Não nos esqueçamos de que o Estado tem de assegurar segurança, mas os cidadãos também precisam se envolver ativamente nesse tema que é de interesse geral".
Em discurso de abertura, o desembargador-presidente do TRT-2, Valdir Florindo, ressaltou pontos da trajetória profissional do ministro e lembrou que o Supremo Tribunal Federal não dispõe de representante oriundo(a) da Justiça do Trabalho (o que permitiria levar experiência profissional de quem conhece a complexidade das relações laborais e compreende as reflexões humanas). Nesse sentido, defendeu a indispensabilidade da Justiça do Trabalho, bem como a competência de seus magistrados e magistradas, que, "com dedicação incansável, honram o compromisso constitucional de garantir a justiça, a paz social e o equilíbrio nas relações do trabalho".
Falou também, na oportunidade, a diretora da Escola Judicial da 2ª Região, desembargadora Bianca Bastos, que traçou um panorama das capacitações ofertadas pela entidade e dos cursos que estão por vir.
Mesa
Além das autoridades citadas, integraram a mesa de abertura do encontro o vice-presidente administrativo Antero Arantes Martins; a corregedora regional Sueli Tomé da Ponte; e o juiz Diego Reis Massi, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região.
Saiba mais
O ciclo de formação inclui debates sobre litigância predatória; soluções para efetividade na execução; o trabalho sobre a ótica da função social, governança e meio ambiente, entre outros temas.
Na terça-feira (19/8), a partir das 16h30, o auditório do Fórum Ruy Barbosa receberá placa e nome em homenagem ao jurista Amauri Mascaro Nascimento (veja convite). As apresentações contam com tradução na Língua Brasileira de Sinais.