Atuação do TRT-2 na modernização da Justiça do Trabalho é destaque em evento sobre inteligência artificial


Alinhado às inovações tecnológicas atuais, o TRT da 2ª Região marcou presença na sexta-feira (16/5) em encontro com representantes do direito, da magistratura, da tecnologia e da comunicação a respeito do tema "Inteligência Artificial na Advocacia e no Judiciário". O evento, organizado pela Digital Law Academy, ocorreu durante almoço ocorrido nos Jardins, na capital paulista (veja o álbum de fotos).

Na ocasião, o presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, foi homenageado por promover a modernização da Justiça do Trabalho, em especial pelo recente acordo de cooperação técnica assinado com o TRT-4 para adoção da ferramenta de inteligência artificial Galileu na 2ª Região. Celebrou-se também o lançamento da obra coletiva "Processos Judiciais Eletrônicos, Inteligência Artificial e Garantia dos Princípios do Processo Civil - Algoritmos de Agrupamento e Similaridade", com prefácio da desembargadora do TRT-2 Leila Chevtchuk, presente na ocasião.


“A inteligência artificial não é o futuro, ela já é o presente. A hora de compreender e usar a inteligência artificial com responsabilidade é agora”, afirmou o dirigente. Ele mencionou as vantagens da ferramenta Galileu ao auxiliar magistrados na elaboração de minutas e sentenças, ressaltando “o papel insubstituível do juiz na condução do processo”. Citou também a plataforma digital Chat-JT, já utilizada no Tribunal para dinamizar audiências e fortalecer a autocomposição. Segundo o presidente, as iniciativas têm por objetivo alinhar eficiência, qualidade das decisões e segurança jurídica.

O organizador do encontro da Digital Law Academy, o advogado e professor Coriolano Almeida Camargo, seguiu o mesmo raciocínio. “Entendemos que a inteligência artificial é um caminho sem volta e que deve ser utilizada com ética e com o devido regramento no Poder Judiciário”, afirmou. Segundo ele, a homenagem ao presidente do TRT-2 deveu-se à “visão de vanguarda em relação à Galileu, permitindo que a ferramenta seja usada no maior tribunal trabalhista do país”.

A desembargadora do TRT-2 Leila Chevtchuk resumiu o cerne do livro lançado. “A obra equilibra crítica, inovação e responsabilidade social. Ilumina o caminho que devemos trilhar entre inovação e legalidade, entre modernização e garantia de direitos”, pontuou.

Pela 2ª Região, compareceram ainda a desembargadora-corregedora Sueli Tomé da Ponte; o desembargador Daniel de Paula Guimarães; os(as) juízes(as) Luís Fernando Feóla; Thomaz Werneck; Farley Ferreira; Fábio Ribeiro da Rocha; Rebeca Sabioni Stopatto; Raquel Marcos Simões; e Andréa Davini. Também participaram representantes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo e de demais instituições envolvidas com o tema.

Galileu

Desenvolvido pelo TRT da 4ª Região, o Galileu é uma ferramenta de inteligência artificial generativa que apoia magistrados(as) na elaboração de minutas de sentenças, visando conferir maior agilidade, padronização e eficiência no processo digital. O mecanismo atua como assistente virtual, fazendo leitura automática de petições e contestações, organizando informações e sugerindo minutas com tópicos da sentença em ordem lógica. A tecnologia foi nacionalizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que autorizou formalmente o uso do Galileu em todos regionais trabalhistas.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo