Entre os dias 6 e 9/5 foi realizado o V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), em Goiânia-GO, com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Com o tema "Memória, Cultura e Diversidade", o evento reuniu profissionais de todo o país dedicados à preservação da história do Judiciário brasileiro.
Representaram o TRT-2 no encontro o desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires, coordenador do Comitê de Documentação e Memória (CDocMem), além dos(as) servidores(as) Eduardo Rocha, diretor da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, e Christiane Teixeira Zboril, chefe da Seção de Gestão de Memória.
Durante o evento, a comitiva paulista participou de palestras, paineis temáticos e visitas técnicas, voltados à discussão da memória institucional sob a perspectiva da diversidade e da cultura no âmbito da Justiça.
No dia 6, os representantes também estiveram presentes na reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), que integrou a programação oficial do Enam.
O desembargador Armando Pires destacou a relevância do encontro: “O Enam tem se mostrado um evento de referência para o setor, exibindo uma programação cada vez mais diversificada, com importantes discussões acerca da gestão dos acervos históricos e da preservação da memória dos tribunais e daqueles que os compõem ou compuseram, além de abordar temas como justiça social, diversidade e patrimônio do Judiciário. Estou muito feliz por ter o privilégio de participar do evento”.
Organizado pelo TRE-GO, TJGO e TRT-18, com apoio do CNJ, o evento contou com programação variada, incluindo palestras de nomes como a deputada federal Erika Hilton e a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, além de debates sobre o patrimônio histórico do Judiciário.
A edição de 2024 do evento foi organizada pelo TRT-2, em parceria com o TRF-3, TJSP, TRE-SP e TJM-SP. Saiba mais.