2ª Região sedia encontro de coordenadores de segurança institucional de tribunais trabalhistas


Nesta quinta (22/5) e sexta-feira (23/5), o TRT da 2ª Região sedia o 3º Encontro Nacional de Presidentes/Coordenadores de Comissão/Comitê de Segurança Institucional dos Tribunais Regionais do Trabalho. O evento acontece no auditório do 1º subsolo do Fórum Ruy Barbosa (avenida Marquês de São Vicente, 235). Confira álbum parcial de fotos neste link.

Durante a manhã de abertura, o desembargador-presidente do TRT-2, Valdir Florindo, discursou ressaltando a importância da área de segurança institucional, considerada "a primeira condição para se garantir a independência dos órgãos judiciários", de acordo com a Resolução nº435/2021 do Conselho Nacional de Justiça.

Referindo-se aos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes, o magistrado pontuou: "A proteção das sedes do Poder Judiciário, de seus membros, e seus servidores, é pressuposto essencial para a preservação do estado de direito e para o funcionamento regular das funções jurisdicionais. Tais episódios reforçam ainda mais a necessidade de permanente vigilância, aprimoramento das estratégias institucionais e fortalecimento das estruturas de segurança."

Nessa mesma linha, a presidente do TRT-3 e da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Coleprecor, desembargadora Denise Alves Horta, afirmou que o inconformismo com relação às decisões judiciais não é mais expresso dentro dos autos, mas sim por meio de violência verbal, moral, psicológica e física contra membros e servidores(as) do Judiciário Trabalhista. Por isso, também defendeu a necessidade de se fortalecer a área de polícia judicial.

As palestras inaugurais abordaram os temas "Como ser forte sem ser violento: a base da formação da polícia judicial" e "Especificidade, autonomia e qualificação - unificação, integração e interoperabilidade. Um novo olhar sobre a polícia judicial". As apresentações foram conduzidas, respectivamente, pelo desembargador Paulo Alcântara, presidente da Comissão de Segurança Institucional do TRT-6, e Igor Tobias Mariano, diretor do Departamento Nacional de Polícia Judicial.

No período da tarde, ocorreu o lançamento de programa do TRT-2 contra a violência doméstica, que contou com a participação da pesquisadora e mestre em filosofia política Djamila Ribeiro.

Programação

Compõem o roteiro do encontro visitas técnicas, reuniões, debates e palestras ligadas ao assunto de segurança institucional. O evento vai ser encerrado às 18h da sexta-feira (23/5).

Mesa de abertura

Além dos dirigentes da 2ª e 3ª Região, compuseram a mesa de abertura, o vice-presidente administrativo, Antero Arantes Martins, e a corregedora, Sueli Tomé da Ponte, ambos da 2ª Região.


 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo