O TRT da 2ª Região integrou o "Seminário COP 30 Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia”, ocorrido de 6 a 8/8, em Belém (PA). O encontro discutiu como a crise climática afeta o mundo do trabalho, especialmente na Amazônia. Promovido pelo TRT da 8ª Região (PA/AP), em parceria com outras entidades, o seminário reuniu membros da Justiça do Trabalho, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais.
Compareceram, pelo Regional, os desembargadores Alvaro Alves Nôga (gestor regional do Programa Trabalho Seguro), Catarina von Zuben (gestora regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante) e Paulo Eduardo Vieira de Oliveira (gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem), bem como a juíza Yara Campos Souto (membro do comitê regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade). Clique e veja fotos.
Fizeram parte da programação do seminário oficinas, rodas de conversa, imersão na cadeia produtiva do açaí em comunidade quilombola, entre outras atividades. Durante a abertura, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Lelio Bentes Corrêa, destacou a importância de os membros da especializada levarem suas contribuições para garantir a justiça social e o trabalho decente no mundo do trabalho.
Saiba mais
A ação compõe as iniciativas preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro em Belém-PA. A conferência anual reúne cientistas, líderes mundiais, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil a fim de discutir medidas de combate à crise climática.
(Com informações do TRT-8)