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Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações

– Apoiar o desenvolvimento e estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais nas suas áreas de competência;

– Acompanhar e revisar ações, projetos e planos estratégicos e táticos de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovendo o seu alinhamento com as políticas e planos nacionais do Poder Judiciário;

– Gerir os riscos institucionais da área de TIC;

– Fomentar atitude colaborativa para com outros tribunais;

– Orientar quanto à geração de iniciativas para proporcionar investimentos tecnológicos no âmbito institucional, e priorizá-los em consonância com as estratégias e objetivos institucionais;

– Estimular o desenvolvimento colaborativo, integrado e distribuído de soluções; 

– Estimular a participação da administração do órgão em assuntos relacionados à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação;

– Promover ações de transparência, responsabilidade e prestação de contas, possibilitando um maior controle e acompanhamento da governança para convergência dos interesses entre Poder Judiciário e a sociedade;

– Definir papéis e responsabilidades das instâncias internas de governança incluindo atividades de tomada de decisão, elaboração, implementação e revisão de diretrizes, monitoramento e controle;

– Recomendar e acompanhar a adoção de boas práticas de Governança de TIC, assim como a eficácia de seus processos, propondo atualizações e melhorias quando necessário;

– Estabelecer os canais e processos para interação entre a área de TIC e a administração do órgão, especialmente no que tange às questões de estratégia e governança;

– Avaliar e priorizar as demandas de TIC encaminhadas pelas unidades do TRT2 e por entidades externas;

– Definir as diretrizes e monitorar a atuação e o desempenho da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;

– Fomentar ações de capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação e áreas correlatas no TRT2;

– Priorizar os projetos da área de Tecnologia da Informação;

– Estabelecer os critérios gerais de definição e alocação dos recursos, bem como definir, monitorar e aprimorar suas políticas de utilização, inclusive aquelas relativas à padronização de equipamentos de Tecnologia da Informação para as unidades judiciárias e administrativas do
Tribunal;

– Dar suporte à atuação e ao funcionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;

– Estabelecer e revisar periodicamente a estrutura organizacional de Tecnologia da Informação para que atenda às necessidades do TRT2;

– Definir e implementar procedimentos para acompanhar os resultados das contratações da área de TI;

– Apreciar e validar os processos de trabalho de Tecnologia da Informação;

– Apresentar à Presidência do Tribunal, quando solicitados, os resultados das ações e atividades do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações. 

Normas do TRT da 2ª Região:

Confira na Basis TRT2.

Normas de outros órgãos: 
Resolução n. 292/CSJT, de 20 de maio de 2021Dispõe sobre a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (PGTIC).

Atualizado em 11/08/2022
por Secretaria de Gestão Jurisprudencial, Normativa e Documental (
sgjnd@trtsp.jus.br)
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