Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações
– Apoiar o desenvolvimento e estabelecimento de estratégias, indicadores e metas institucionais nas suas áreas de competência;
– Acompanhar e revisar ações, projetos e planos estratégicos e táticos de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovendo o seu alinhamento com as políticas e planos nacionais do Poder Judiciário;
– Gerir os riscos institucionais da área de TIC;
– Fomentar atitude colaborativa para com outros tribunais;
– Orientar quanto à geração de iniciativas para proporcionar investimentos tecnológicos no âmbito institucional, e priorizá-los em consonância com as estratégias e objetivos institucionais;
– Estimular o desenvolvimento colaborativo, integrado e distribuído de soluções;
– Estimular a participação da administração do órgão em assuntos relacionados à Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação;
– Promover ações de transparência, responsabilidade e prestação de contas, possibilitando um maior controle e acompanhamento da governança para convergência dos interesses entre Poder Judiciário e a sociedade;
– Definir papéis e responsabilidades das instâncias internas de governança incluindo atividades de tomada de decisão, elaboração, implementação e revisão de diretrizes, monitoramento e controle;
– Recomendar e acompanhar a adoção de boas práticas de Governança de TIC, assim como a eficácia de seus processos, propondo atualizações e melhorias quando necessário;
– Estabelecer os canais e processos para interação entre a área de TIC e a administração do órgão, especialmente no que tange às questões de estratégia e governança;
– Avaliar e priorizar as demandas de TIC encaminhadas pelas unidades do TRT2 e por entidades externas;
– Definir as diretrizes e monitorar a atuação e o desempenho da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
– Fomentar ações de capacitação em Tecnologia da Informação e Comunicação e áreas correlatas no TRT2;
– Priorizar os projetos da área de Tecnologia da Informação;
– Estabelecer os critérios gerais de definição e alocação dos recursos, bem como definir, monitorar e aprimorar suas políticas de utilização, inclusive aquelas relativas à padronização de equipamentos de Tecnologia da Informação para as unidades judiciárias e administrativas do
Tribunal;
– Dar suporte à atuação e ao funcionamento da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
– Estabelecer e revisar periodicamente a estrutura organizacional de Tecnologia da Informação para que atenda às necessidades do TRT2;
– Definir e implementar procedimentos para acompanhar os resultados das contratações da área de TI;
– Apreciar e validar os processos de trabalho de Tecnologia da Informação;
– Apresentar à Presidência do Tribunal, quando solicitados, os resultados das ações e atividades do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicações.
Clique nas opções abaixo para acessar lista com as normas de interesse do Comitê:
por Secretaria de Gestão Jurisprudencial, Normativa e Documental (sgjnd@trtsp.jus.br)