Notícias

TRT-2 homenageia Consciência Negra e inaugura exposição que retrata povos quilombolas

Igualdade e Diversidade


Na quarta-feira (19/11), véspera do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) inaugurou a exposição "Quilombos: Rastreando Nossas Origens". A mostra, fruto de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ficará em exibição no térreo do Ed. Sede (rua da Consolação, 1272) até 23 de janeiro de 2026. Confira o álbum de fotos e a cobertura do evento no Instagram.

"Receber essa exposição em nossa sede é mais do que acolher um acervo de imagens. É abrir um espaço institucional para o reconhecimento de histórias que, embora sistematicamente invisibilizadas, sustentam as raízes do Brasil", disse o desembargador-presidente do TRT-2, Valdir Florindo, em seu pronunciamento.

Waldir Florindo corta a fita de abertura da exposição ao lado dos demais presentes na cerimônica, citados no texto da notícia

A juíza do Regional Itatiara Meurilly Silva Lourenço destacou sua própria trajetória como mulher negra em busca de suas origens. “Dar visibilidade, voz, imagem, nome e história das pessoas negras é ecoar suas dores e também trazer esperança ao nosso futuro”, afirmou.

O juiz eleitoral Carlos Alexandre Böttcher, que representou o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, destacou as origens da ação: a partir de registros de um programa de inclusão político-eleitoral em comunidades tradicionais pelo fotógrafo e servidor Paulo Eberlein, a exposição revela histórias afro-brasileiras que “tecem uma ponte viva entre o passado e o presente, reafirmando o Judiciário como agente ativo de reparação histórica”.

Armando Augusto Pinheiro Pires, desembargador-coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-2, afirmou que a iniciativa é um “poderoso tributo à memória social e à inestimável contribuição da população quilombola à nação brasileira”.

A abertura contou ainda com a presença dos servidores do TRT-2 Eduardo de Santos Rocha, diretor da Coordenadoria de Gestão Documental, e Filipe Gioielli Mafalda, chefe da Seção de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade.

Depois de passar pelo Ed. Sede, a exposição poderá ser visitada no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, de 2 de fevereiro a 24 de abril de 2026.

Voltar
Atualizado em 19/07/2024
por Diversidade e Igualdade (diversidade@trt2.jus.br)
Rolar para o topo