Acessibilidade e Inclusão

O TRT da 2ª Região tem como compromisso garantir autonomia e acesso à justiça para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida.

O Tribunal conta com comissão permanente desde 2007 e em 2024 foi instituído o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, equipe multidisciplinar composta por de magistrados(as) e servidores(as), com e sem deficiência, integrantes de áreas estratégicas deste Tribunal.

A Seção de Acessibilidade e Inclusão atua como Unidade de Apoio Executivo (UAE) do referido Subcomitê. Deve, dentre outras questões, receber, organizar e registrar em pauta os assuntos a serem debatidos nas reuniões e monitorar o conteúdo e a vigência dos atos normativos referentes ao colegiado.

Confira abaixo algumas das ações inclusivas implementadas por este Tribunal, para atender aos termos da Resolução nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que traz diretrizes de acessibilidade e inclusão a serem seguidas por todos os Tribunais do País:

  1. Acessibilidade física e arquitetônica, de acordo com as normas técnicas de acessibilidade:

  • reserva de vagas de estacionamento;

  • colocação de rampas de acesso e corrimãos nos imóveis que compõem este Tribunal;

  • braile e sinalização sonora nos elevadores;

  • banheiros acessíveis;

  1. Acessibilidade comunicacional:

  • disponibilização de intérprete de Libras em eventos realizados presencialmente e nos eventos online remotos;

  • disponibilização de intérprete de Libras em audiências e sessões do Tribunal Pleno;

  • produção de vídeos com recursos de acessibilidade, quais sejam, legendas, Libras e audiodescrição.

  1. Acessibilidade atitudinal:

Ademais, como exemplo de outras ações inclusivas implementadas por este Regional, há:

Em 2023, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) foi um dos órgãos agraciados na segunda edição do Prêmio "Justiça do Trabalho Acessível", realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A premiação reconhece e divulga boas práticas implementadas pelos TRTs voltadas à inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

A premiação foi concedida às cinco práticas de destaque relativas a cada uma das dimensões da acessibilidade. O TRT da 2ª Região (SP) foi vencedor na categoria “Gestão da acessibilidade” com o projeto “Censo das pessoas com deficiência - uma pesquisa sobre acessibilidade e inclusão”. O Censo foi realizado com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a realidade dessa população específica, no âmbito do TRT-2. Acesse a notícia veiculada no site do TRT-2 para mais informações sobre o evento.