O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região realiza, nesta segunda-feira (29), uma tentativa de conciliação entre trabalhadores e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). O encontro será mediado pelo vice-presidente judicial, desembargador Rafael Pugliese, a partir das 15h, no Ed. Sede (rua da Consolação, 1272, São Paulo-SP).
Na última sexta-feira (26), a empresa ajuizou dissídio coletivo pedindo a concessão de liminar que determine a manutenção de 100% dos serviços nos horários de pico e 80% nos demais períodos durante a greve, multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento da determinação, reconhecimento da abusividade da paralisação e desconto dos dias parados. A paralisação está prevista para ocorrer nesta terça-feira (30).
Entre as reivindicações dos metroviários, estão: reajuste salarial de 4,32%, pelo índice ICV – Dieese; aumento real de 19,1%, conforme produtividade dos últimos cinco anos; e aumento real nos vales (vale-alimentação e vale-refeição).
Após a audiência de hoje (29), os metroviários levarão a proposta de acordo sugerida pelo Tribunal a uma assembleia de trabalhadores, prevista para ocorrer a partir das 18h30.
Texto: Seção de Assessoria de Imprensa - Secom/TRT-2