VICE-PRESIDÊNCIA JUDICIAL

Secretaria de Dissídios Coletivos (SDC)

  • Notícia

Representantes do TRT-2 participam de evento sobre boas práticas em conflitos coletivos promovido pelo TST

Conflitos Coletivos

Representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região estão participando de um encontro para troca de boas práticas nos procedimentos de mediação e conciliação de conflitos coletivos, inclusive os de natureza pré-processual. O evento está sendo realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília-DF. A proposta da iniciativa é reunir os desembargadores responsáveis pela matéria no âmbito dos regionais, sendo extensível aos magistrados que, em futuro próximo, atuarão com a mediação/conciliação de conflitos coletivos.

O TRT-2 está sendo representado pelo seu vice-presidente judicial, desembargador Rafael Edson Pugliese Ribeiro; pelo juiz Edilson Soares de Lima, auxiliar da Vice-Presidência Judicial; e pelos desembargadores Fernando Alvaro Pinheiro, Francisco Ferreira Jorge Neto e Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, todos membros da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (confira na foto abaixo).

O encontro começou no dia 15 de agosto, com apresentação do juiz Rogerio Neiva, auxiliar da Vice-Presidência do TST, abordando os temas: modelos e técnicas de negociação/mediação/conciliação. No dia 16, foram discutidos processos decisórios e princípios da persuasão aplicados à mediação de conflitos coletivos; protocolo de mediação e conciliação da Vice-Presidência do TST; como utilizar a mídia como instrumento de solução do conflito. Esse último tópico foi apresentado pela servidora Patrícia Resende, da Secretaria de Comunicação do TST.

A terceira e última etapa da atividade será nesta quarta-feira (21), com abertura do ministro Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do TST. Serão quatro painéis, em que serão apresentados e discutidos os temas: processo decisório em negociações coletivas envolvendo empresas estatais e relacionamento com seus dirigentes; relacionamento com dirigentes patronais; relacionamento com dirigentes sindicais laborais; e relacionamento com advogados de entidades sindicais. Essa última etapa, intitulada Diálogos Interinstitucionais, terá diversos palestrantes, entre os quais o diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais (Ministério da Economia), João Manoel da Cruz Simões.

 

Rolar para o topo