Em cerimônia realizada nessa segunda-feira (7) no auditório do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo-SP, os 34 servidores e magistrados que participaram da segunda turma do curso Noções e Técnicas de Conciliação e Mediação, promovido pela Escola Judicial do TRT da 2ª Região (Ejud-2), receberam o diploma de conclusão do treinamento (confira na foto abaixo), marcando o final dessa jornada, que teve início em 3 de setembro. (Veja, ao final, o álbum de fotos do evento.)
Houve formação de mesa para a abertura do evento, ocasião em que foram divulgadas duas novidades: a inauguração do Cejusc 2º grau, no próximo dia 25 de outubro, e a realização de um curso complementar focando nas conciliações envolvendo dissídio coletivo. Em seguida, os alunos, membros do Corpo Diretivo do TRT-2 e convidados assistiram à palestra A importância do advogado na mediação judicial, ministrada pelo advogado Marcello Vieira Machado Rodante (na foto à esquerda), como parte da programação da formatura.
A mesa de abertura foi composta pela desembargadora-presidente do Tribunal, Rilma Aparecida Hemetério; pela vice-presidente administrativa e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT 2), desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves; pelo desembargador diretor da Ejud-2, Sergio Pinto Martins; pela presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo (AATSP), Sarah Hakim; pela diretora da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Fátima Bonassa Bucker; e pelo representante da OAB-SP, Guilherme Miguel Gantos.
Na imagem acima, a mesa de abertura
A presidente e a vice-presidente administrativa deram as boas-vindas aos presentes. “É com muita alegria que recebo não só os nossos alunos que estão aqui, que são os nossos desembargadores, juízes convocados, juízes de primeira instância e servidores, mas mais nos honra ainda o fato de estarem na plateia vários advogados. E o objetivo deste encontro é exatamente esse, passar para os advogados a necessidade que temos do seu apoio com relação à nossa conciliação”, afirmou a desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves.
A magistrada, que também é coordenadora do Nupemec-JT 2, complementou o discurso anunciando a inauguração do novo Cejusc, que será realizado no próximo dia 25. “Vamos instalar o Cejusc de 2ª instância, mas isso só será possível se tivermos a colaboração desse tripé que traz a possibilidade de se resolver amigavelmente os conflitos trabalhistas. E um lado desse tripé é a classe dos advogados”, finalizou.
Já o desembargador que coordena a Ejud-2, Sergio Pinto Martins, adiantou a realização de um curso voltado para a conciliação nos dissídios coletivos. “É muita satisfação da Escola ter participado e intermediado esse evento e das parcerias com a conciliação. Isso tem sido muito importante. Estive em Brasília e já temos uma ideia também de fazer esse novo curso, que deve sair ainda este ano ou no início do ano que vem. E, por fim, agradeço sinceramente a todos que puderam participar desse evento”, declarou.
Na foto acima (da esq. para dir.): des. Lycanthia Ramage, des. Rilma Hemetério, des. Maria Elizabeth Mostardo, des. Jucirema Gonçalves, des. Rafael Pugliese,
Guilherme Gantos (representante da OAB-SP), des. Sergio Pinto Martins e des. Ricardo Luduvice
Antes da entrega dos diplomas, a presidente Rilma Hemetério saudou os alunos: “É muito gratificante fazer o encerramento de um curso como este. A expectativa de todos está aqui nos senhores que acabaram de receber este certificado. É o primeiro passo de muitos que serão dados, e com certeza a nossa meta para o futuro é justamente isso: solucionar os nossos conflitos com novas metodologias e buscando sempre o nosso ideal, que é a justiça. Parabéns a todos e muito sucesso nesse novo empreendimento”.
Clique acima para ver o álbum de fotos
Texto: Fernanda Porcaro; Fotos: Luciano Meletti – Secom/TRT-2