Audiência realizada nesta sexta-feira (10) envolvendo sindicatos patronal e dos empregados do transporte público de Guarulhos e região suspendeu a greve dos trabalhadores do setor. O vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), desembargador Rafael Pugliese, iniciou conciliação nessa quinta (9), ainda como um acordo pré-processual, mas decidiu pela conversão em dissídio coletivo de greve. “A medida foi tomada em razão do interesse público envolvido”, afirma. (Na foto abaixo, a audiência desta sexta-feira.)
Os pontos da conciliação sugeridos pelo magistrado incluem aumento salarial pelo INPC ou de 5% (o que for maior); o não desconto das horas paradas em greve, mediante compensação; e manutenção das demais cláusulas da convenção anterior, com o mesmo reajuste aplicado ao salário, com exceção da PLR, que manterá os mesmos valores praticados na norma anterior.
O sindicato dos trabalhadores (Sincoverg) se comprometeu a providenciar o imediato retorno de todos os trabalhos que assegurem o funcionamento regular do transporte público. Uma assembleia está marcada para às 17h desta sexta (10), para deliberar sobre os termos da conciliação. O julgamento será realizado nesta segunda-feira (13).
(Processo nº 1001190-38.2019.5.02.0000)
Texto: Seção de Assessoria de Imprensa - Secom/TRT-2