Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Semana Nacional da Conciliação vai até 11 de novembro


O TRT da 2ª Região realiza de segunda (7/11) até sexta-feira (11/11) a Semana Nacional de Conciliação. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, teve inscrições até meados de outubro e conta com a participação dos Cejuscs-JT 1ª e 2ª instância e das varas do trabalho.

Na opinião do corregedor regional do TRT-2, desembargador Eduardo de Azevedo Silva, a iniciativa é uma oportunidade menos burocrática e colaborativa para finalizar conflitos. “Afinal, a existência de um processo judicial em andamento pode e deve ser solucionada com mais diálogo, rapidez e segurança. E, se ocorrer com conciliação das partes, a segurança da finalização do processo deve ser aplaudida”.

O tema desta edição é “Menos conflitos e mais recomeços” e indica, de acordo com o magistrado, “a noção de que processos judiciais representam preocupações muitas vezes tormentosas na vida das pessoas e empresas, que precisam de alternativas mais tranquilas”.

Formato

Neste ano, as audiências de conciliação realizadas nos Cejuscs-JT de 1º grau serão presenciais, podendo ainda ser realizadas na modalidade telepresencial ou híbrida, a requerimento das partes. Em relação aos processos que tramitam pelo Juízo 100% digital, as audiências serão realizadas de forma telepresencial. Já nas varas do trabalho, serão observadas as modalidades presencial, híbrida ou telepresencial de audiências, a critério do(a) magistrado(a) em exercício na unidade judiciária.

Cejuscs-JT

Mais de 1.300 audiências estão pautadas para o evento ao longo da semana nos Cejuscs-JT. Só nos sete Cejuscs de 1ª instância foram agendadas 1.179 tentativas de conciliação, além de 188 no Cejusc de 2ª instância. É importante que as partes compareçam e apresentem suas demandas. Assim, poderão ser auxiliadas por magistrados e conciliadores a construir uma solução amigável para o processo.

Concilie a qualquer tempo

A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual que simboliza a pacificação social como um dos pilares do Judiciário. Os acordos, no entanto, podem ocorrer a qualquer tempo, por escolha das partes. Para inscrever processos, acesse o Portal da Conciliação.

Para conhecer os detalhes relativos à Semana Nacional de Conciliação, confira o Provimento GP/CR nº 5/2022, disponível no DEJT de 5/10/22. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cejusc2inst@trt2.jus.br.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo