Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Pesquisa: 85% dos participantes em audiências de conciliação nos Cejuscs dão nota 9 ou 10 para a experiência

 

Advogados e partes que responderam à Pesquisa Eletrônica de Satisfação em Conciliação (PESC) da Justiça do Trabalho de São Paulo demonstraram grande contentamento com os serviços prestados pelos sete Cejuscs do TRT da 2ª Região. No total, 85,38% dos participantes deram notas 9 e 10 para a experiência de conciliação nesses centros. O levantamento foi realizado entre setembro e dezembro de 2021, relativo aos serviços de conciliação oferecidos pelo Regional em todo o ano passado.

O índice de satisfação é um dos indicadores do Plano Estratégico Institucional (PEI 2021-2026) do TRT-2, que atende ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, estabelecido pelo CSJT para o mesmo ciclo. Os resultados orientam ações de melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

Desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT2), o questionário é enviado virtualmente aos participantes assim que encerrada a videoaudiência de conciliação. Nessa edição, foram 3.345 participantes, sendo: 48,79% advogado(a) da reclamada; 40,12% advogado(a) do reclamante; 8,22% parte reclamada; e 2,87% parte reclamante.

Quase a totalidade das audiências foi realizada em formato telepresencial (99,79%). Sobre o tempo de espera e se a audiência ocorreu no horário, 96,34% deram conceitos ótimo e bom. Quanto à cordialidade e o tratamento dispensado pelos servidores no momento do pregão, indicação da mesa de audiência e acomodação, 95,12% consideraram ótimo e 4,45% disseram que foi bom.

Quanto à condução dos trabalhos pelos conciliadores, esclarecimento de dúvidas ou sugestões das partes, 90,25% consideraram ótimo e 8,79% afirmaram ter sido bom. Do total dos respondentes, 60,45% relataram ter havido acordo na audiência e 39,55% informaram não ter havido acordo. Os principais motivos citados para o não acordo foram: pretensão fora da realidade; ausência de proposta; e proposta não aceita pela parte.

Para obter mais detalhes, inclusive as respostas relativas a cada Cejusc, acesse aqui a íntegra da pesquisa.

Para saber mais sobre conciliação no TRT-2, consulte a página sobre o assunto no portal.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo