Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Os 80 anos da Justiça do Trabalho são tema da edição especial da Revista do TRT-2

Revista do Tribunal

 

Encerrando as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho, a 27ª edição da Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (janeiro/junho 2022), disponível aqui, traz o tema “Justiça do Trabalho no Brasil - 80 anos: reflexões e perspectivas”. Os artigos e registros enviados por magistrados, servidores e advogados abordam o assunto sobre diversas perspectivas.

Entre eles, o texto de autoria da desembargadora aposentada Silvana Abramo Margherito Ariano (TRT-2) examina, por meio de um recorte histórico, a situação atual do direito do trabalho e da Justiça do Trabalho no país. Já o artigo das juízas Flávia Moreira Guimarães Pessoa (TRT-20) e Noemia Porto (TRT-10) traz uma análise da equidade de gênero no ambiente de trabalho.

Há ainda trabalhos que exploram o papel desempenhado pelo direito trabalhista em diversos momentos da história brasileira; a evolução legislativa e constitucional acerca da competência da Justiça do Trabalho; oportunidades e desafios de utilização de novas tecnologias, em especial a inteligência artificial; entre outros.

A Revista apresenta, também, um encarte contendo uma linha do tempo, na qual são realçados acontecimentos importantes para a Justiça do Trabalho e para a 2ª Região. Outros destaques são os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Memória do TRT-2 e pela Coordenadoria de Gestão Documental, que contribuíram com artigos relacionados à preservação da memória institucional.

Também participam dessa edição especial as desembargadoras e desembargadores do TRT-2 Tania Bizarro Quirino de Morais, Ivani Contini Bramante e Paulo Eduardo Vieira de Oliveira; as juízas e juízes do trabalho Christina de Almeida Pedreira (TRT-2), Bráulio Gabriel Gusmão (TRT-9), Frederico Monacci Cerutti (TRT-2) e Raphael Jacob Brolio (TRT-2); o advogado e professor Otavio Pinto e Silva; e os servidores Belmiro Thiers Tsuda Fleming, Christiane Samira Dias Teixeira Zboril, Lucas Lopes de Moraes e Eduardo dos Santos Rocha.

Todos os artigos da revista foram indexados na ferramenta de depósito digital do tribunal, a Basis TRT-2. Isso facilita a pesquisa por palavras-chave, além de aumentar sua visibilidade em motores de busca na internet.

A publicação, de periodicidade semestral, está disponível no portal do TRT, em Jurisprudência / Publicações / Revista do Tribunal, e no app da Revista do TRT-2 no Google Play e na App Store.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo