Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Justiça do Trabalho e CNJ promovem “Twittaço” contra o trabalho infantil; evento conscientiza sobre o tema


Nesta sexta-feira (10/6), a partir das 10h, acontece no Twitter uma moblização contra o trabalho infantil com uso da hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil. A iniciativa marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, e é organizada pela Justiça do Trabalho com o apoio do Conselho Nacional de Justiça.

O objetivo da campanha é alertar e conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos do trabalho de crianças e adolescentes. A ação receberá parcerias de instituições públicas e privadas, entidades do futebol brasileiro, além de artistas e personalidades.

Como Participar?

Para colaborar, basta publicar (tweetar) ou republicar (retweetar), a partir das 10h, textos e imagens com a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil. Acesse a página da campanha e confira imagens e tweets temáticos que poderão ser utilizados (veja aqui).

Já aqueles que não têm perfil no Twitter, podem compartilhar e publicar informações sobre esse assunto em outras redes pessoais, como o Instagram e o Facebook.

Números

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019 registrou que 1,7 milhão de crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

Para combater esses números, a Justiça do Trabalho busca auxiliar as organizações públicas e privadas a cumprir o compromisso assumido pelo Brasil: erradicar o trabalho infantil até 2025. Uma dessa ações é o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem (saiba mais aqui).

Evento conscientiza sobre o assunto

Também até sexta-feira (10/6), o TRT da 15ª Região promove a “Semana Regional de Conscientização - Ações estratégicas para a erradicação do trabalho infantil” em cidades do Vale do Paraíba, São Paulo. 

O evento conta com palestras que abordam diferentes aspectos do trabalho de crianças e adolescentes, além da exposição fotográfica itinerante “Um mundo sem o trabalho infantil”. Os ´paineis são conduzidos por magistrados, procuradores e outros especialistas.

Nesta quinta-feira (9/6), por exemplo, serão discutidos os temas acolhimento às famílias no trabalho artístico e razões para a contratação de aprendizes. Mais informações aqui.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo