Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Correição ordinária destaca cultura conciliatória do TRT-2

 

Terminou nesta sexta-feira (03) a correição ordinária realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) pelo  corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga. A cerimônia de encerramento foi realizada pela manhã, na modalidade telepresencial, com a participação do presidente do Tribunal, Luiz Antonio Vidigal, dos desembargadores do TRT-2, do ministro e sua equipe e do secretário-geral da corregedoria, Valério Augusto Freitas do Carmo, que leu a ata da correição.  

Apenas alguns trechos selecionados fizeram parte da leitura do documento, que originalmente contém 362 folhas com as conclusões do corregedor-geral e de sua equipe. Entre eles, os pontos em que o TRT-2 se destacou positivamente em comparação aos outros tribunais de grande porte, bem como as recomendações de providências em algumas áreas da atividade jurisdicional nas quais foi observada a necessidade de ajuste.

Resultado

Sobre as atividades que resultaram em elogio durante a correição, está a conciliação. O ministro parabenizou o TRT-2 pelos resultados satisfatórios e confia que o Tribunal continuará adotando medidas para fortalecer a cultura conciliatória. Isso porque o Regional apresentou percentuais acima de 50% nos três períodos analisados (2019, 2020 e 2021 até 30 de setembro) em relação ao índice de conciliação.

Além disso, o relatório constatou que, considerando os critérios da Meta Nacional 3 do CNJ (estimular a conciliação), o TRT da 2ª Região apresentou índice superior à média nacional e à média dos tribunais de grande porte nos três últimos anos.

Segundo o ministro-corregedor, o bom resultado obtido é consequência dos projetos executados em prol da cultura conciliatória com a promoção de eventos temáticos e das ações desenvolvidas, incluindo a ampla divulgação das atividades realizadas. 

As movimentações processuais tanto na fase de liquidação e execução também tiveram destaque. O TRT-2 apresentou resultados superiores à média dos tribunais de idêntico porte e à média do país nos quesitos resíduos e prazo médio entre início e encerramento das ações.

Agradecimento

Antes da leitura, o ministro-corregedor lembrou que o TRT-2, por ser o maior tribunal trabalhista do país, tem muita importância no cenário da jurisdição trabalhista, carregando desafios maiores por causa disso. E completou com agradecimento aos desembargadores, juízes e servidores do Regional:

“A correição foi um momento importante, uma satisfação grande. E quero agradecer a todos pela fidalguia com que o TST foi recebido durante toda esta semana. Em nome da instituição, agradeço a todos pela parceria do TRT-2 e ainda por sua responsabilidade em adotar os meios para proporcionar a continuidade da prestação jurisdicional neste momento difícil”. 

A leitura da ata foi transmitida pelo canal do TRT-2 no YouTube

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo