Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Auxiliar de limpeza proibida de interagir com profissionais de TV será indenizada


Em votação unânime, a 7ª Turma do TRT-2 manteve sentença que condenou empresa terceirizada a indenizar em R$10 mil auxiliar de limpeza impedida de interagir com profissionais do SBT, onde prestava serviço. A Justiça do Trabalho também condenou a emissora de forma subsidiária.

Na ação, a mulher afirma ter sofrido perseguições por parte de uma funcionária do próprio SBT, que a proibiu de dar "bom dia" aos seguranças do canal e chegou a afirmar que "só sossegaria quando visse a reclamante fora daquele local". Embora negados pela empresa, os fatos foram confirmados por testemunha ouvida pelo juízo, a qual relatou que tal limitação era aplicável somente aos funcionários da limpeza.

De acordo com o desembargador-relator José Roberto Carolino, para recebimento de indenização, é necessária a presença de dano, antijuridicidade da conduta e responsabilidade contra quem se formula a pretensão. "Aliás, necessária a sequela latente que, embora lentamente cicatrizada com o tempo, não tem apagado da memória o seu registro", afirma.

Nesse sentido, considerando a falta de contraprova da reclamada e privilegiando o princípio da imediação do juiz, concluiu-se pela condenação para ressarcimento do dano moral. 

(Processo nº 1001104-51.2020.5.02.0382)
 

Entenda alguns termos usados no texto:

condenação subsidiáriaaquela que determina obrigação de parte arcar com consequências da condenação caso o devedor principal não o faça 
princípio da imediação orienta que a prova deve ser produzida perante o juiz, que buscará os elementos necessários para formar o seu livre convencimento motivado
antijuridicidadeilicitude, contrariedade do fato em relação ao ordenamento jurídico
reclamadapessoa física ou jurídica contra quem se move a ação; em geral, a empresa

Para tirar dúvidas sobre termos e expressões jurídicas, acesse o nosso glossário.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo