Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos

Nesta página você encontrará as informações necessárias para submeter seu processo coletivo a uma tentativa de conciliação perante o Centro Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos – CEJUSC-JT-CC ou, ainda, para ingressar com um pedido de mediação pré-processual (PMPP).

O NUPEMEC-JT-CC - Conflitos Coletivos - foi criado pelo Ato GP nº 05, de 08 de março de 2013, e posteriormente editado pelos Atos GP 21/2013, 40/2016 e 52/2018, cuja atuação está em consonância com a Resolução CNJ nº 125/2010, Resolução CSJT nº 174/2016 e o Ato GP/VPJ nº 1/2022, representando um impulso inicial para o incentivo da pesquisa e aprimoramento dos métodos de mediação e conciliação.

Por sua vez, o CEJUSC-JT-CC – Conflitos Coletivos - foi criado pelo Ato GP/VPJ nº 01/2022, e está vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Coletivos – NUPEMEC-JT-CC - Conflitos Coletivos, sendo ambos coordenados pelo Desembargador Vice-Presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

O CEJUSC-JT-CC é a unidade responsável pela realização das sessões e audiências de conciliação e mediação de processos coletivos, e de reclamações pré-processuais- RPP (código 11875) no âmbito do sistema PJE 2º grau.

Além da tramitação dos processos coletivos, o Centro Judiciário atua também na esfera pré-processual, em que os interessados podem buscar a solução conciliatória antes mesmo da instauração do processo.

A tentativa conciliatória é possível entre quaisquer dos sujeitos das relações coletivas de trabalho, como sindicatos representativos de categorias profissionais, de categorias econômicas e empresas.

Para saber os procedimentos para a conciliação e mediação em conflitos coletivos, acesse os links abaixo.

Notícias

Notícia: Justiça do Trabalho firma 90 acordos entre trabalhadores(as) do Poupatempo e ex-empregador
-
Esta notícia foi visualizada 2575 vezes
Conflitos Coletivos

Justiça do Trabalho firma 90 acordos entre trabalhadores(as) do Poupatempo e ex-empregador

 

Após duas audiências coletivas realizadas na quarta-feira (31/1) no auditório do Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, o TRT da 2ª Região firmou 90…

[+]

Notícia: Bibliotecários e Fiesp chegam a consenso após audiências de conciliação no TRT-2
-
Esta notícia foi visualizada 1066 vezes
Conflitos Coletivos

Bibliotecários e Fiesp chegam a consenso após audiências de conciliação no TRT-2


Após duas audiências de conciliação realizadas pela Vice-Presidência Judicial (VPJ) do TRT da 2ª Região, bibliotecários do Estado de São Paulo e a…

[+]

Notícia: Fórum Ruy Barbosa passa a sediar audiências em ações coletivas; saiba como solicitar mediação pré-processual
-
Esta notícia foi visualizada 1574 vezes
Conflitos Coletivos

Fórum Ruy Barbosa passa a sediar audiências em ações coletivas; saiba como solicitar mediação pré-processual


Na tarde dessa quinta-feira (16/3) aconteceram as primeiras audiências em processos coletivos no auditório do Fórum Ruy Barbosa (1º subsolo), na…

[+]

Notícia: Metroviários adiam greve após audiência realizada no TRT-2; novo encontro deve ocorrer em 22/3
-
Esta notícia foi visualizada 1390 vezes
Conflitos Coletivos

Metroviários adiam greve após audiência realizada no TRT-2; novo encontro deve ocorrer em 22/3

 

Após audiência de mediação pré-processual realizada nessa terça-feira (14/3) pela Vice-Presidência Judicial (VPJ) do TRT da 2ª Região, os…

[+]

Notícia: TRT-2 homologa acordo entre empresa e sindicato dos metalúrgicos de Mogi das Cruzes-SP
-
Esta notícia foi visualizada 2797 vezes
Conflitos Coletivos

TRT-2 homologa acordo entre empresa e sindicato dos metalúrgicos de Mogi das Cruzes-SP

 

O sindicato dos metalúrgicos de Mogi das Cruzes-SP e a empresa Torcomp Usinagem e Componentes (que fornece peças para a indústria automobilística)…

[+]

  1. Havendo um conflito entre as partes da relação coletiva de trabalho, a mediação com vistas a uma solução conciliatória pode ocorrer no curso de um processo judicial ou mesmo antes do seu ajuizamento.

  2. Na fase pré-processual, o pedido pode ser apresentado por um dos interessados, por simples petição, bastando a narração do conflito, os motivos e a indicação dos interlocutores da negociação coletiva.

  3. A petição será endereçada ao Vice-Presidente Judicial, com o requerimento de Instauração de Reclamação Pré-Processual (RPP), juntando-se os documentos necessários para a análise do conflito.

  4. Para a intimação, o requerente deverá indicar de maneira precisa e completa os dados da parte contrária e de seus advogados, com todas as formas possíveis de contato, tais como e-mails, telefones fixos/celulares, endereços.

  5. A petição e os demais documentos deverão ser protocolizados diretamente no PJe 2º grau, na classe Reclamação Pré-Processual (RPP).

  6. Havendo acordo na fase pré-processual, será lavrado o Instrumento de Transação, que será referendado pela Autoridade Mediadora, conferindo-se efeito de título executivo extrajudicial.

  7. Na fase processual, todos os conflitos coletivos estão aptos à conciliação nas modalidades de mediação, autocomposição e arbitragem, independentemente das tentativas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

  8. Os dissídios coletivos poderão ser encaminhados para o CEJUSC-JT-CC por determinação do Vice-Presidente Judicial, ou após a distribuição, por deliberação do Relator, a qualquer tempo.

  9. O pedido de conciliação poderá ser formulado na petição inicial, por requerimento da parte interessada, solicitação das partes em reunião, audiência ou sessão ou pelo Ministério Público do Trabalho.

  10. Havendo acordo na fase processual, será lavrado um termo, que será submetido à Seção de Dissídios Coletivos – SDC.

  11. As partes poderão, ainda, optar pela arbitragem, inclusive na modalidade por ofertas finais (art. 4º, § 1º, da Lei nº 10.101/2000).

  12. Poderá ser escolhido como árbitro:

    1. o Desembargador Vice-Presidente Judicial; ou

    2. o Desembargador Relator sorteado; ou

    3. o órgão colegiado da Seção de Dissídios Coletivos – SDC; ou

    4. qualquer outro Desembargador membro da Seção de Dissídios Coletivos – SDC.

  13. Esgotada a atuação do CEJUSC-JT-CC, os autos serão encaminhados ao relator originário e, em se tratando de Reclamação Pré-Processual (RPP), os autos serão arquivados ou, havendo pedido e mútua concordância das partes, será convertido em Dissídio Coletivo ou Dissídio Coletivo de Greve e distribuído para a SDC – Seção Especializada em Dissídios Coletivos, nos termos do § 1º, inciso II, do Art. 10, do ATO GP/VPJ nº 01/2022.

  14. Não haverá cobrança de custas processuais na mediação ou na conciliação pré-processual.

Secretaria de Dissídios Coletivos

Telefone: (11) 3150-2050

E-mail: sdc@trtsp.jus.br

Secretaria da Vice-Presidencia Judicial - NUPEMEC COLETIVOS
CEJUSC COLETIVOS

Telefones: (11) 3150-2023 e (11) 3150-2025

E-mail: svpj@trtsp.jus.br

nupemec-coletivos@trt2.jus.br

cejusc-coletivos@trt2.jus.br

 

Vídeos em Destaque

Atualizado em 08/11/2023
por Secretaria da Vice-Presidência Judicial (svpj@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo